Mensagem do Provedor
Irmãos e Amigos
"Saber exatamente qual a parte do futuro que possa ser integrado no presente é o segredo de bem governar" como dizia Vitor Hugo.
Ora se sabemos que ninguém caminha para o futuro andando para trás também compreendemos que a gestão da Misericórdia de Pombal só não terá retorno, se enveredar pelo caminho de modernidade com qualidade e produtividade.
O segredo para fazer algo na vida é primeiro que tudo o profundo desejo de o fazer depois ter fé e confiança em que isso pode ser feito.
A Santa Casa da Misericórdia de Pombal tem objetivos e estratégias para o futuro.
Os últimos anos tem sido marcados pela crise económica e social que afeta a população e muitos cidadãos vivem hoje em condições de grande dificuldade financeira que não são compatíveis com a dignidade humana.
A situação do país tem vindo a melhorar, mas ainda não se repercutiu na qualidade de vida da nossa população.
Vivemos um momento na Misericórdia de Pombal em que as comparticipações familiares estão a diminuir quer no setor da infância, quer no setor dos idosos.
Sabemos que o futuro desta Instituição passará pelo investimento para os mais idosos.
Nos próximos 30 anos a sociedade pombalense estará mais envelhecida com um aumento de cidadãos com idade superior a 65 anos e uma clara diminuição do número de crianças e jovens.
Contribui para isso a baixa natalidade e o facto de os nossos jovens estarem a emigrar sem pensar em regressar à sua terra. Este desequilíbrio entre os mais velhos e os mais jovens é um problema demográfico difícil de resolver no nosso concelho.
Os desafios do futuro da nossa Misericórdia são para resolver as questões sociais e de saúde.
Estaremos confrontados com a necessidade de criar novos espaços para recebermos os idosos.
Por isso avançaremos com a construção da ERPI Senhora do Cardal, para 37 utentes com data previsível de lançamento da primeira pedra em finais de junho de 2018.
Iremos remodelar e ampliar o atual Lar Rainha Santa Isabel, reabilitando quartos, cozinha, sala de refeições e de estar bem como casas de banho e construiremos uma nova lavandaria contígua ao atual edifício com data previsível de início de construção em julho de 2018.
É esta a parte do futuro que deve ser integrada no presente como dizia Vitor Hugo.
No momento em que estamos confrontados com idosos mais exigentes mas com menos recursos financeiros, entendemos que a gestão desta instituição terá que estar orientada por 3 grandes princípios: Qualidade, Eficiência e Sustentabilidade.
A decisão de investir na construção da ERPI Senhora do Cardal e na remodelação do Lar Rainha Santa Isabel levaram a um estudo da previsão de rendimentos e da fixação dos gastos para que com cautela e rigor não ponham em causa o bom funcionamento de todas as nossas valências.
Sabemos que as palavras não resolvem problemas, mas as palavras e reflexões ajudam às tomadas de decisões.
Com o empenho e dedicação dos Irmãos da Misericórdia e com o apoio de algumas entidades como a Câmara Municipal de Pombal temos a certeza que nos finais de 2019 iremos inaugurar a ERPI Senhora do Cardal e um Lar Rainha Santa Isabel remodelado em prol de uma sociedade pombalense mais coesa e solidária.
Com os melhores cumprimentos,
O Provedor
Joaquim António dos Santos Guardado